Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.36 n.76 jan./abr. 2022

Apresentação do Dossiê Políticas, práticas e culturas inclusivas em contextos universitários distintos

Fabiane Adela Tonetto Costas, Fabiane Vanessa Breitenbach, Sabrina Fernandes de Castro e Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins

Políticas inclusivas; Educação superior; Estudantes com deficiência no ensino superior.

Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior: percepções sobre o contexto português

Evelyn Santos, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza e Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos

Políticas Educativas; Inclusão; Ensino Superior; Portugal; Necessidades Educativas Especiais.

Política de identificação de estudantes em situação de deficiência em uma universidade pública brasileira

Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins e Juliana Cavalcante De Andrade Louzada

Acessibilidade; Deficiência; Ensino Superior; Políticas Educacionais Inclusivas.

Psicologia e Inclusão: uma proposta de intervenção aos estudantes com deficiência no Ensino Superior

Ana Paula Camilo Ciantelli e Lúcia Pereira Leite

Ensino Superior; Educação Inclusiva. Pessoas com deficiência; Inclusão Social; Psicologia.

Inclusão e ensino superior: práticas pedagógicas com alunos com deficiência/NEE na perspectiva da psicologia histórico-cultural

Elisabeth Rossetto e Jane Peruzo Iacono

Inclusão; Ensino Superior; Práticas Pedagógicas Inclusivas; Psicologia Histórico-Cultural.

Possibilidades para a aprendizagem do estudante com Deficiência Intelectual na Educação Superior uma análise a partir dos estudos de Vigotski

Fabiane Vanessa Breitenbach e Fabiane Adela Tonetto Costas

Deficiência Intelectual; Educação Superior; Vigotski.

Letramentos bilíngues de estudantes surdos no ensino superior: um estudo das lendas brasileiras

Sueli de Fátima Fernandes

Letramento acadêmico; Libras; Português como segunda língua; Gêneros textuais; Ensino Superior.

As perspectivas da Educação Inclusiva no curso de Pedagogia: narrativas de professores iniciantes

Glaé Corrêa Machado, Andréia Mendes dos Santos e Bento Selau da Silva Junior

Educação Superior; Educação Inclusiva; Formação de Professores; Práticas Pedagógicas.

Os estudantes surdos no ensino superior em Portugal - uma reflexão sobre a sua inclusão

Francislene Cerqueira de Jesus, Anabela Cruz-Santos, Theresinha Guimarães Miranda e Wolney Gomes Almeida

Ensino Superior; Estudantes surdos; Inclusão.

Formação Médica e Processos Inclusivos práticas interdisciplinares de ensino balizadas pelos saberes da educação especial

Amélia Rota Borges de Bastos e Luciana de Souza Nunes

Acessibilidade; formação médica; inclusão; educação especial.

Da necessária adesão crítico-perspectivista de Nietzsche às ciências

Robson Loureiro e Adolfo Miranda Oleare

Nietzsche; Ciência; Nietzsche e as ciências.

Educação como prática real de liberdade a partir de István Mészáros

Leandro Assis Santos

Emancipação; Liberdade; Contrainternalização.

Anísio Teixeira e Richard Morse Triangulações inversas entre Iberismo, Brasil e Anglo-Americanismo

José Geraldo Pedrosa e Maria Isabel Rios de Carvalho Viana

Anísio Teixeira; Richard Morse; Iberismo; Anglo-americanismo; Intelectuais.

Críticas antiedipianas à modernidade antropocêntrica Uma metafísica canibal devoradora de homens-máquina

Luiz Carlos Santos Silva

Modernidade; Anti-Édipo; Antropologia filosófica; Metafísicas canibal.

?Sábios segundo a carne? a crítica de Olavo de Carvalho aos intelectuais públicos

Leno Francisco Danner e Fernando Danner

Olavo de Carvalho; Modernidade; Intelectuais Públicos; Materialismo; Ideologia.

A Relação entre a Filosofia Foucaultiana e o Jornalismo Possibilidades para pensar a ?Atualidade?

David Inácio Nascimento

Foucault; Filosofia; Jornalismo; Atualidade.

O lugar da teologia paulina no pensamento de Giorgio Agamben

Oneide Perius

Paulo de Tarso; Jacob Taubes; Giorgio Agamben; Tempo Messiânico; Lei.

Nos degraus do cadafalso resenha de Reflexões sobre a guilhotina, de Albert Camus

Arthur Freire Simões Pires

Albert Camus; pena de morte; guilhotina; revolta; ressentimento.