Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.36 n.77 maio./ago. 2022

A filosofia erva-daninha como uma proposta para a descolonização de saberes na educação e resistência aos desafios contemporâneos

Amanda Veloso Garcia

Colonialidade; Diferenças; pluralidade; Direitos Humanos; Monocultura.

Educação para a liberdade em Paulo Freire: desafios e perspectivas em tempos de construção da resistência

Rubens Luiz Rodrigues

Paulo Freire; Educação; Liberdade.

Inclusão escolar em revista (2001 a 2011) as (re)formulações discursivas do periódico Nova Escola

Giovani Ferreira Bezerra

Imprensa pedagógica; Escola inclusiva; Neoliberalismo.

O Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação

Maria Zélia Pinto da Silva; Víctor Moita Pinheiro; Fátima Maria Nobre Lopes e Adauto Lopes da Silva Filho

Trabalho; Reprodução; Educação.

Teoria, Crítica e Prática Educacional: Sobre a relação entre pessimismo teórico e transformação do mundo em T.W. Adorno.

Pedro Savi Neto e Mónica de la Fare

Theodor W. Adorno; Relação teoria e prática; Semiformação; Pessimismo teórico.

A duração em Henri Bergson fundamento da educação com as diferenças

Luka Carvalho Gusmão e Luciana Pacheco Marques

Duração; Henri Bergson; Educação; Diferenças.

O uso dos jogos nas aulas de Matemática problematizando verdades do discurso pedagógico contemporâneo

Fernanda Wanderer e Daiane Martins Bocasanta

Educação Matemática; Escolas privadas; Jogos; Enunciado; Michel Foucault.

Fundamentos dialéticos do desenvolvimento profissional docente

Francisco Antonio Machado Araujo e Maria Vilani Cosme de Carvalho

Pesquisa; Educação; Desenvolvimento Profissional; Processo Dialético.

Solidariedade intelectual Aproximando interseccionalidade e hermenêutica reconstrutiva nas pesquisas em educação

Aldenora Conceição de Macedo e Catia Piccolo Viero Devechi

Interseccionalidade; Hermenêutica reconstrutiva; Pesquisa em educação.

A solidão em tempos sombrios proposições pedagógico-educacionais para um mundo fora dos eixos

Cleriston Petry e Filipi Vieira Amorim

Educação; Solidão; Hannah Arendt.

Universidade Contemporânea Pressões da Modernidade Líquida

Lucas Josias Marin e Regina Célia Linhares Hostins

Universidade; Sociabilidade; Modernidade líquida; Neotribalismo; Culturas Acadêmicas.

"Não queremos inclusivismos" um ensaio (des)inspirado no discurso do Ministro da Educação brasileira

Sílvia Ester Orrú

Diferença; Inclusão; Educação; Políticas públicas; Exclusão.

Educação como superação da barbárie esclarecimento e reificação em Lukács, Adorno e Honneth

Jarbas Couto e Lima

Theodor Adorno; Axel Honneth; esclarecimento; barbárie; reificação.

Discursos sobre ensino de Filosofia no currículo do Ensino Médio defesa de um problema, concepção curricular e afirmação de uma prática

Kleber Chaves e Benedito Gonçalves Eugênio

Filosofia; Ensino de Filosofia; Currículo; Ensino médio; Teoria do Discurso.

Como elaborar plano de análise dos dados na pesquisa qualitativa: descrição, explicação ou interpretação?

Hilda Maria Martins Bandeira

Pesquisa qualitativa; Plano de análise; Formação e pesquisa; Práxis.