Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.37 n.79 jan./abr. 2023

Apresentação do dossiê: A privatização da Educação Básica e suas implicações para o direito humano à educação na contemporaneidade

Theresa Adrião; Maria Vieira Silva

Dossiê, Privatização, Educação básica, Direito Humano, Educação

Tristes trópicos: a cultura empresarial aplicada à educação pública

Selma Venco

Trabalho Docente, Privatização, Precariedade, Política Educacional

O Programa Jovem de Futuro no Pará e as implicações para o Direito Humano à Educação ? DHE

Elisangela Maria Pereira; Márcia Cossetin; Teise Garcia

Direito Humano à Educação, Jovem de Futuro, Instituto Unibanco, Privatização

Racionalidade empresarial, gestão escolar e avaliação na proposta de Ensino Médio Integral em Pernambuco (2008-2018)

Andréia Ferreira da Silva; Nadia Pedrotti Drabach

Gerencialismo, Gestão e Avaliação da Educação, Ensino Médio Integral, Pernambuco

As características do direito humano à educação como matriz analítica para estudos sobre consequências da privatização da educação básica

Adriana A. Dragone Silveira; Theresa Adrião

Privatização da Educação, Direito à Educação, Educação Como Direito Humano

Relações de trabalho no contexto do Programa Jovem do Futuro: dimensões da precariedade laboral

Maria Vieira Silva

Precarização da educação, Programa Jovem do Futuro, Intensificação do trabalho

Programa Acelera Brasil na rede estadual de Goiás: implicações para o Direito Humano à Educação (DHE)

Raquel Borghi; Cássia Alessandra Domiciano

Privatização, Currículo, Programa Acelera Brasil, Direito Humano

Ensino superior angolano: educação como bem público face ao mercado

Isaac Pedro Vieira Paxe; Alberto Kapitango Nguluve

Educação Superior, Bem-Público, Ideologia, Mercado

O poder corporativo no debate educacional e constitucional no Chile

Juan González López; Diego Parra Moreno

Educação Pública, Debate Constitucional, Poder Corporativo, Reforma Educacional Neoliberal

A perspectiva de Darwin sobre as expressões emocionais dos bebês: contribuições para o desenvolvimento de práticas educativa

Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos

Darwin, Emoções, Bebês, Prática Educativa

Autonomia, racionalidade e liberdade: o feminismo liberal está falido?

Rafaela Weber Mallmann

Feminismo Liberal, Autonomia, Objetificação, Racionalidade

A digressão sobre o conhecimento na Carta Sétima platônica

Henrique Guimarães

Escrita, Metafísica, Platão, Carta Sétima, Digressão

Sobre a Educação

Rafael Lucas de Lima

Educação, Filosofia, Análise Etimológica, Filosofia Da Educação

Governamentalidade e memória: quando a reflexão se torna flexão

Elias Dourado

Governamentalidade, Memória, Reflexão, Flexão, Consciência

Negros em Programas de Pós-Graduação em Filosofia no Brasil

Fernando Sá Moreira

Desigualdades Raciais, Perfil Discente, Racismo Acadêmico

Fetichismo da Mercadoria e Fantasmagoria na obra ?Infância Berlinense: 1900?, de Walter Benjamin

Alessandro Gomes Enoque; Ana Maria Said

Fetichismo, Fantasmagoria, Infância Berlinense: 1990, Walter Benjamin

Conhecimento, Conteúdo e Utopia

Maria Angélica Cezario

Conhecimento, Conteúdo, Utopia, Contradição, Verdade

Entre o ranking e o rating: A avaliação digital docente na era da sociedade métrica

Antônio Alvaro Soares Zuin; Lucídio Bianchetti

Avaliação Docente, Algoritimos, Sociedade Métrica, Cultura Digital

Solidão demasiadamente humana

Carlos Roger Sales da Ponte

Solidão, Humano, Demasiado Humano, Friedrich Nietzsche

O Ensino de Filosofia: uma via para emancipação, criticidade e autonomia do educando

Vinicius Britto Moraes

Educação, Ensino de Filosofia, Autonomia, Princípios da Educação Online, Emancipação

Divergência convergente: o diálogo entre Paul Ricoeur e Claude Lévi-Strauss

Geison Amadeu Loschi; Jeanne Marie Gagnebin

Hermenêutica, Estruturalismo, Símbolo

O cuidado de si como perspectiva ética em Machado de Assis

Fábio Júlio Fernandes; Raquel Discini de Campos

Machado de Assis, Cuidado de Si, Cartas, Literatura

A mudança no processo de fabricação e a responsabilidade pelo mundo na perspectiva de Hannah Arendt

Vinícius Silva de Souza

Fabricação, Humano, Mundo, Natureza, Modernidade

O Senhor da Criação

Susanne Katherina Langer - Tradução: Clovis Salgado Gontijo Oliveira

Expressão, Signo, Símbolo, Linguagem, Crise da Cultura