Educação e Filosofia

A Revista Educação e Filosofia mantida pela Faculdade de Educação e pelo Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia e seus respectivos programas de pós-graduação tem como propósito o incentivo à investigação e ao debate acadêmico acerca da educação e da filosofia em seus diversos aspectos, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento especialmente dessas duas áreas. Está indexada em 11 repertórios nacionais e internacionais e atualmente está avaliada no Qualis da CAPES com estrato A2.

v.37 n.80 maio./ago. 2023

Apresentação do dossiê: Docência - ofício ou vocação?

Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto Medeiros

Docência; Ofício; Vocação.

Formação continuada docente: a perspectiva de caminhante e a (in)completude do ser

Valderesa Moro; Hildegard Susana Jung

Formação Continuada; Construção Pessoal e Profissional; Subjetividade

Vocação ou ofício? A constituição da identidade docente na formação de professores de Ciências e a contribuição do PIBID

Jeane Cristina Gomes Rotta; Delano Moody Simões da Silva; Ana Júlia Pedreira

Formação De Professores De Ciências; Identidade Docente; PIBID

Docência crítica: uma práxis que constrói vocações

Maria Amélia Santoro Franco, Daniella Gardini Scalet

Docência Crítica; Vocação; Práxis Pedagógica

Representações sociais de professores da educação básica sobre leitura e escrita

Lucilia Vernaschi de Oliveira, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Alexandre Shigunov Neto

Teoria das Representações Sociais; Leitura e escrita; Ensino Fundamental; Professores

Escarafunchando os sentidos da docência: ofício e vocação

Ivan Fortunato, Osmar Hélio Alves Araújo, Emerson Augusto de Medeiros

Educação; Formação Docente; Ensino

Hume e o debate contemporâneo sobre as razões motivantes

André Chagas Ferreira de Souza

Desejo; Crença; Razão; Ação; Motivação; Disposição

'Tornarmo-nos o que nunca fomos': a versão pós-humanista de Foucault para o mote tradicional da formação humana

Marcelo José Doro, Miguel da Silva Rossetto

Formação; Humanismo; Pós-humanismo; Nietzsche; Foucault

Performance como logos-pharmakon: Lacan para professores

Horacio Héctor Mercau; Marcus Vinicius Cunha

Lacan; Psicanálise; Sofística; Trabalho Docente

A subjetividade ideal na BNCC: reflexões sobre a formação na Educação Básica

Jeice Campregher, Rita de Cássia Marchi, Cássia Ferri

Identidade; Subjetividade; BNCC

O agonismo como conceito articulador entre crise, democracia e educação

Lidiane Fatima Grutzmann, Joel Cezar Bonin

Educação, Crise, Democracia, Agonismo

Coletividades interseccionais e justiça integradora: interpretando a relação entre justiça social e interseccionalidade

Aldenora Conceição Macedo, Catia Piccolo Viero Devechi

Interseccionalidade; Justiça Social; Interpretação

Æsthesis, Tecnologias Digitais e Educação: a formação dos sentidos humanos na era do virtual

Antônio José Lopes Alves, Sabina Maura Silva

Sensibilidade, Virtualidade, Marx, Educação, Individualidade

A realidade do mundo exterior em Ser e tempo à luz da crítica ao correlacionismo de Quentin Meillassoux

Christiane Costa de Matos Fernandes

Correlação, Realidade, Mundo

Erich Fromm e a crítica à universalidade do Complexo de Édipo

Jacqueline de Oliveira Moreira, Carlos Drawin

Fromm, Complexo de Édito, Freud

Semel in vita: considerações sobre a brevidade do projeto fundacionalista cartesiano

Ana Cláudia Teodoro Sousa

Descartes; Conhecimento; Metafísica; Fundacionalismo

O amigo-inimigo: contribuições da filosofia indígena à teoria da amizade

João Jackson Bezerra Vianna

Amizade, Filosofias, Indígenas