A IMPOSSIBILIDADE DE CONCILIAÇÃO DAS TEORIAS DE MARX E HONNETH - um exame a luz de dados socioeconômicos

Vol. 04, N. 07 (2019) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Luís Carlos Dalmolin

Resumo:

O presente estudo questiona as soluções reformistas tecidas por Honneth, por meio de suas obras A Ideia de Socialismo e O Direito da Liberdade, e suas acusações à teoria do “velho” Marx, principalmente quando elege a obra desse como um dos motivos para a suposta decadência do socialismo. A pesquisa apresenta dados reais-materiais, sociopolíticos e socioeconômicos, oriundos de uma série de investigações reveladoras do funcionamento atual e concreto da “sociedade civil” e do Estado capitalista, que subsidiaram o estudo na alegada impossibilidade de conciliação entre as teorias marxista, de superação do capitalismo, e honnethiana, da economia de mercado capitalista.

Abstract:

The present study questions the reformist solutions woven by Honneth, through his works The Idea of Socialism and The Right to Freedom, and his accusations against the theory of the “old” Marx, especially when he chose his work as one of the reasons for the supposed decay of socialism. The research presents real-material, socio-political and socio-economic data, derived from a series of investigations that reveal the current and concrete functioning of “civil society” and the capitalist state, which supported the study in the alleged impossibility of reconciling the Marxist theories, of overcoming of capitalism, and Honnethian, of the capitalist market economy. 

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/10090

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.