O ?OFUSCAR DA VERDADE? NA POLÍTICA - propaganda e evento totalitário segundo Hannah Arendt

Vol. 04, N. 07 (2019) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: João Gabriel da Silva Pinto Filho

Resumo:

Neste artigo analisamos algumas nuances da relação entre verdade e política apresentadas pela filósofa judaico-alemã Hannah Arendt em sua obra Origens do Totalitarismo. Nosso enfoque prioriza determinados aspectos do exame realizado pela autora sobre a importância da propaganda política para o advento e manutenção dos regimes totalitários durante a primeira metade do século XX.

Abstract:

In this article we analyze some nuances of the relationship between truth and politics presented by the German-Jewish philosopher Hannah Arendt in her work Origins of Totalitarianism. Our focus prioritizes determining aspects of the examination carried out by the author on the importance of political propaganda for the advent and maintenance of totalitarian regimes during the first half of the 20th century.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/10145

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.