A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA PARA MARX NOS MANUSCRITOS ECONÔMICO-FILOSÓFICOS

Vol. 05, N. 08 (2020) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Júlia Lemos Vieira

Resumo:

O presente artigo aborda a relação entre o homem e a natureza para Marx, perpassando a influência dos filósofos predecessores a ele até os seus manuscritos de 1844. O argumento central é que Marx desenvolveu e elaborou de modo mais radical o movimento de rompimento da mônada fechada do cogito cartesiano iniciado por Fichte e Shelling e o movimento de posição do homem humano através da mediação do trabalho iniciado por Hegel.

Abstract:

This article discusses the relationship between man and nature for Marx, going through the influence of the philosophers predecessors to him until his 1844 manuscripts. The central argument is that Marx developed and elaborated in a radical way the movement of breaking the closed monad of the Cartesian cogito initiated by Fichte and Shelling and the movement of position of the human man through the mediation of the work initiated by Hegel.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/10365

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.