1841: A DIVISÃO HISTÓRICA MUNDIAL NA FILOSOFIA OCIDENTAL - o ?expurgo do hegelianismo?

Vol. 05, N. 09 (2020) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Andy Blunden; Carlos Eduardo Nogueira Facirolli

Resumo:

No presente artigo o filósofo Andy Blunden expõe o contexto crítico-filosófico e histórico do expurgo do hegelianismo na Prússia em 1841, que ocasionou uma divisão histórica na filosofia ocidental. Pois além do expurgo da filosofia de Hegel ter sido tomado pela Monarquia Prussiana como uma espécie de programa oficial, Hegel deixou para trás um todo um arcabouço teórico que inspirou poderosas críticas revolucionárias à própria sociedade oficial que o havia santificado e os dez anos após a morte de Hegel foram o apogeu do hegelianismo, onde seus alunos popularizaram seus ensinamentos e os traduziram para a linguagem da política.

Abstract:

In this article, the philosopher Andy Blunden presents the critical-philosophical and historical context of the purge of Hegelianism in Prussia in 1841, which caused a historical division in Western philosophy. For in addition to the purge of Hegel's philosophy being taken by the Prussian Monarchy as a kind of official program, Hegel left behind a whole theoretical framework that inspired powerful revolutionary criticisms of the very official society that had sanctified him and the ten years after his death de Hegel were the heyday of Hegelianism, where his students popularized his teachings and translated them into the language of politics.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/11856

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.