RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE - sobre a tentativa de elevar o ensino de filosofia através da implementação de uma Oficina de Escrita Filosófica
Vol. 05, N. Especial (2020) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Maíra de Souza Borba
Resumo:
Tendo em vista uma perspectiva estritamente pessoal, o presente artigo visa relatar a experiência docente vivenciada a partir da tentativa de implementação de uma Oficina de Escrita Filosófica no curso de graduação em filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), realizada no segundo semestre de 2017. Explorando desde o contexto de surgimento da ideia da Oficina, até seus objetivos e as dificuldades em sua implementação, o presente relato não visa apenas oferecer dados técnicos, mas sobretudo compartilhar as impressões pessoais erigidas pela professora coordenadora do projeto ao longo desse processo. Embora aprender a escrever seja inegavelmente uma necessidade da maior parte dos alunos de graduação em filosofia, grande parte deles não está preparada para lidar com o esforço exigido nesse processo. A ilusão, por parte dos alunos, da existência de métodos rápidos e milagrosos leva à frustração tanto do discente, quanto do docente.
Abstract:
In view of a strictly personal perspective, this article aims to report the teaching experience from the attempt to implement a Philosophical Writing Workshop in the philosophy course at the Federal University of Mato Grosso do Sul (UFMS), held in the second semester of 2017. Exploring from the context of the emergence of the idea of the Workshop, to its objectives and the difficulties in its implementation, the present report does not aim only to offer technical data, but also to share the personal impressions built from the project's coordinating teacher throughout this process. Although learning to write is undeniably a necessity for most undergraduate students in philosophy, most of them are not prepared to deal with the effort required in this process. The illusion, on the part of the students, of the existence of quick and miraculous methods leads to the frustration of both the student and the teacher.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12194
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.