DIALÉTICA COMO CONCEPÇÃO METODOLÓGICA E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO MÉTODO PARA O ENSINO DE FILOSOFIA

Vol. 05, N. Especial (2020) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Sandro Luiz Modesto

Resumo:

O artigo apresenta a concepção metodológica do ensino de Filosofia, como fundamento teórico para ensinar e aprender Filosofia na educação básica. A concepção metodológica é a dialética proposta por Mauricio Abdalla, a partir de Hegel e Marx, para dar suporte a prática educativa do filósofo-educador. O artigo apresenta também, a relação da concepção metodológica dialética com o método histórias em quadrinhos demonstrando seu potencial nas aulas de Filosofia, demonstrado em uma experiência em sala de aula que se apropriou dessa relação.

Abstract:

The article presents the methodological conception of Philosophy teaching, as a theoretical foundation for teaching and learning Philosophy in basic education. The methodological conception is the dialectic proposed by Mauricio Abdalla, from Hegel and Marx, to support the educational practice of the philosopher-educator. The article also presents the relationship between the dialectical methodological conception and the comic book method, demonstrating its potential in Philosophy classes, demonstrated in a classroom experience that appropriated this relationship.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12196

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.