ENSINO DE FILOSOFIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS - contribuições de Antonio Gramsci

Vol. 05, N. Especial (2020) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: José Carlos da Silva

Resumo:

O presente trabalho trata sobre o ensino de filosofia e a formação de professores e professoras de filosofia, tomando como base as contribuições críticas presentes no pensamento filosófico e educacional de Antonio Gramsci. Sendo fruto de uma pesquisa bibliográfica, numa perspectiva histórica e dialética, este texto apresenta como resultado uma reflexão crítica sobre o intelectual, a filosofia, o filósofo, a educação, a instituição escolar brasileira e as necessidades de formação para que o filósofo e professor/a de filosofia, em seu trabalho docente, possa ter uma atuação crítica, consistente e transformadora na sociedade. Uma sociedade que seja capaz de elaborar, organizar, ensinar e difundir uma nova concepção de mundo, uma nova forma de pensar, compreender e atuar no mundo.

Abstract:

The present work deals with the teaching of philosophy and the training of teachers of philosophy based on the critical contributions present in the philosophical and educational thought of Antonio Gramsci. As a result of bibliographic research, in a historical and dialectic perspective, this text presents as a result a critical reflection on the intellectual, philosophy, philosopher, education, the Brazilian school institution and the training needs for the philosopher and teacher of philosophy, in its teaching work, can have a critical, consistent and transforming role in society. A society that is capable of elaborating, organizing, teaching and spreading a new conception of the world, a new way of thinking, understanding and acting in the world.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12212

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

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