RORTY E SCHAFER: afinidades eletivas em torno da psicanálise freudiana

Vol. 06, N. 10 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Orlando Guerra Filho

Resumo:

O presente artigo tem como propósito identificar e articular pontos de contato entre as interpretações da psicanálise freudiana do filósofo Richard Rorty e do psicanalista Roy Schafer. Interessado na contribuição de Freud para a reflexão moral, o primeiro elabora sua interpretação pondo o acento no aspecto conversacional das instâncias psíquicas. Assim, ego, superego e id são entendidos por Rorty como “quase-pessoas” com crenças, desejos e intenções. Por sua vez, Roy Schafer explora a psicanálise a partir da revisão da linguagem metapsicológica freudiana, através de uma versão hermenêutica e narrativa da psicanálise. Propomos que, entre a leitura que Rorty faz de Freud e a versão narrativa da psicanálise por parte de Schafer, há certa “afinidade eletiva” entre os dois pensadores, que consiste no abandono da metapsicologia freudiana através de uma versão antiessencialista da psicanálise.

Abstract:

This article aims to identify and articulate points of contact between the Freudian psychoanalysis interpretations of the philosopher Richard Rorty and the psychoanalyst Roy Schafer. Interested in Freud's contribution to moral reflection, Rorty elaborates his interpretation, emphasizing the conversational aspect of psychic instances. Thus, ego, superego and id are understood by Rorty as “quasi persons” with beliefs, desires and intentions. Roy Schafer, for his part, explores psychoanalysis beginning with the revision of Freudian metapsychological language through a hermeneutic and narrative version of psychoanalysis. We propose that between Rorty's reading of Freud and Schafer's narrative version of psychoanalysis, there is a certain “elective affinity” of the two thinkers that consists in abandoning Freudian metapsychology through an anti-essentialist version of psychoanalysis.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12910

Palavras-Chave: Redescrição. Linguagem-ação. Psicanálise.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.