COMPREENDENDO ?PERCEPÇÃO? E ?MOVIMENTO? EM MARGARET CAVENDISH A PARTIR DE SUA CRÍTICA A HOBBES

Vol. 06, N. 11 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Matheus Tonani

Resumo:

O século dezessete britânico foi extremamente prolífico em sua produção intelectual e duas figuras que se destacam, no período, são Thomas Hobbes e Margaret Cavendish. Neste trabalho, será empreendido um estudo com vistas a uma melhor compreensão das propostas de Cavendish em filosofia natural, com ênfase nos conceitos de percepção e movimento. Como estratégia primária, voltar-nos-emos para a crítica cavendishiana à teoria de Hobbes apresentada nas Cartas Filosóficas de 1664. Contemplaremos, primeiro, a consideração hobbesiana dos temas selecionados, para então prosseguir para a crítica e a proposta da duquesa. Defendo, nestas linhas, que o estudo do diálogo teórico empreendido (unilateralmente, na maior parte das vezes) pela filósofa com os seus contemporâneos é essencial para um esclarecimento do sistema físico de Cavendish, e, por consequência, para que tenhamos uma reconstrução mais fiel da intelectualidade europeia dos mil-e-seiscentos.

Abstract:

Thomas Hobbes and the members of the Cavendish family were first-rate intellectuals in the scenery of seventeenth-century Europe. The work that is accomplished in this article can be summarized in one specific theoretical proposal: to shed some light on the concepts of perception and motion in the philosophical system on nature defended by Margaret Cavendish. Such an effort will be realized through the study of the opposition of Cavendish’s and Hobbes’ thought, opposition which is made by the “authoress” herself, in the first part of the Philosophical Letters (1664). A thorough analysis of this and other dialogues present in such a work is necessary for us to have a better grasp on the theory of nature developed by the duchess of Newcastle and, consequently, to better reconstruct the intellectual scenery of seventeenth-century Europe.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/12754

Palavras-Chave: Percepção. Movimento. Mecanicismo. Organicismo. Ocasionalismo.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.