EXPERIÊNCIA E TRANSMISSÃO NA PRODUÇÃO LITERÁRIA DE WALTER BENJAMIN

Vol. 06, N. 11 (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Davi Galhardo Oliveira Filho

Resumo:

Após oito décadas de sua morte, a obra de Walter Benjamin (1892-1940) permanece profundamente fértil e debatida em todo o mundo, mas, sobretudo, no Brasil. Presentemente, no entanto, gostaríamos de sublinhar que há ainda uma faceta dela especialmente carente de discussões mais robustas entre nossos pares, a saber, a criação literária propriamente dita do filósofo berlinense. Para levar a pretensão de reflexão filosófica sobre esse nicho ao êxito, visando demonstrar que também ela está prenhe dos aspectos conceituais de sua intenção social e política, investigaremos aqui os pequenos contos: O anoitecer da viagem (Der Reiseabend, no original) (1932) e O lenço (Das Taschentuch, em alemão) (1933). Nossa hipótese é, portanto, que, com base nos conceitos de experiência (Erfahrung) e transmissão (Überlieferung), torna-se possível articular aqui uma aproximação entre as reflexões teórico-sociais e estético-literárias de Walter Benjamin, que permite pensar mais profundamente o alcance e a radicalidade política dessa obra.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13485

Palavras-Chave: Experiência. Transmissão. Narração. Filosofia. Literatura.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.