LACAN COMO LEITOR DE O BANQUETE, DE PLATÃO

Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Antonio Júlio Garcia Freire

Resumo:

Lacan, psicanalista francês do século XX, empreende uma leitura radical da psicanálise freudiana. Suas inovações e práticas teóricas incluem uma nova forma de pensar a relação entre a psicanálise e a filosofia. Esse novo modo de pensar a junção desses campos aparece particularmente explícita quando uma extensa parte de seu seminário, em 1960, é reservada a um comentário sobre o diálogo O Banquete, de Platão. O presente trabalho visa, então, explorar qual seria a relação entre psicanálise e filosofia a partir desse comentário, notando que os problemas que se colocam diante de uma interpretação do diálogo platônico parecem não ser impedimentos para uma interpretação psicanalítica, assim como também parece ser possível argumentar, por uma leitura lacaniana, a respeito desse diálogo platônico, o que não implica uma filosofia lacaniana.

Abstract:

Lacan, French psychoanalyst of the 20th century, undertakes a radical reading of Freudian psychoanalysis, among the theoretical and practical innovations it is a new way of thinking about the relationship between psychoanalysis and philosophy. This new way of thinking about the relationship between these fields seems particularly explicit when a large part of his seminar in 1960 will be reserved for a commentary on the Plato's dialogue The Symposium. The present work then aims to explore what would be the relationship between psychoanalysis and philosophy based on his commentary, noting that the problems that arise on any interpretation of a Platonic dialogue do not seem to be impediments to a psychoanalytic interpretation, as well as it seems to be possible to argue by a Lacanian reading of this Platonic dialogue, which does not imply a Lacanian philosophy.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13103

Palavras-Chave: Psicanálise. Filosofia. Platão. Banquete.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.