A CRÍTICA DE GRÜNBAUM À PSICANÁLISE: um panorama

Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Hugo Tannnous

Resumo:

A crítica do filósofo germano-estadunidense Adolf Grünbaum (1923-2018) à psicanálise tornou-se a mais influente dentre as críticas epistemológicas ao campo. Opondo-se aos termos da crítica popperiana à psicanálise e da interpretação hermenêutica que busca proteger o campo do que ela mesma chama de cientificismo, a crítica de Grünbaum vem fomentando desde os anos 1980 um vigoroso debate em círculos filosóficos e psicanalíticos dos Estados Unidos e Europa. Apesar disso, o filósofo ainda é relativamente desconhecido no Brasil. O objetivo do presente artigo, portanto, é apresentar a filósofas e filósofos da psicanálise do nosso país um resumo do conteúdo e da estrutura da crítica grünbaumiana aos fundamentos epistemológicos da psicanálise clínica.

Abstract:

The German-American philosopher Adolf Grünbaum (1923-2018) was responsible for what has become the most influential among the epistemological criticisms directed to psychoanalysis. Objecting to the terms of the Popperian criticism and of hermeneutic interpretations seeking to protect psychoanalysis from so-called scientism, Grünbaum’s criticism has been fostering, from the 1980s to our days, a vigorous debate in philosophical and psychoanalytic circles of the United States and of Europe. In Brazil, nonetheless, the philosopher is still relatively unknown. With this paper, I aim to present to philosophers of psychoanalysis in Brazil a summary of the content and structure of the grünbaumian criticism on the epistemological foundations of clinical psychoanalysis.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13094

Palavras-Chave: Psicanálise. Epistemologia. Crítica. Grünbaum.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.