ARTICULAÇÕES DA PSICANÁLISE NA TEORIA DO DISCURSO DE ERNESTO LACLAU

Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Francisco de Assis Silva

Resumo:

A articulação entre a psicanálise e a filosofia continua possibilitando uma série de análises, sobretudo no âmbito político, capaz de desconstruir e ressignificar constantemente a maneira como atuam os diversos atores sociais. O presente trabalho tem a finalidade de analisar como essa interação ocorre na perspectiva de Ernesto Laclau, destacando o seu conceito de significante vazio e a sua compreensão sobre uma democracia radical. Será constatado que, por meio de uma matriz pós-estruturalista, Laclau alinha a sua teoria do discurso com a psicanálise, principalmente a lacaniana, evidenciando uma ontologia do social caracterizada pela presença da ausência, pela falta que acomete o sujeito e o torna um ser desejante, levando-o a alterar não apenas a sua identidade, mas a estrutura social vigente.

Abstract:

The articulation between psychoanalysis and philosophy keeps creating a series of analyzes, especially in the political sphere, capable of constantly deconstructing and creating another meaning the way in which the different social actors act. The text aims to analyze how this understanding occurs in the perspective of Ernesto Laclau, highlighting his concept of empty signifier and his understanding of a radical democracy. It will be seen that through a post-structuralist matrix Laclau aligned his theory of discourse with psychoanalysis, especially Lacanian, evidencing an ontology of the social characterized by the presence of absence, by the lack that affects the subject and makes him a desiring being, leading him to change not only his identity, but the current social structure.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/13113

Palavras-Chave: Significante Vazio. Hegemonia. Democracia Radical.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.