UMA HISTÓRIA DA FILOSOFIA DA PSICANÁLISE EM BELÉM DO PARÁ: entrevista com Ernani Chaves

Vol. 06, N. Especial (2021) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Ronildo Deividy Costa da Silva

Resumo:

Com quase quatro décadas de produtiva atividade intelectual (numerosos artigos publicados, capítulos de livros e livros), Ernani Chaves é um destacado pesquisador brasileiro que atua no tenso e fértil campo de articulação entre filosofia e psicanálise. Mestre e Doutor em Filosofia, tem concentrado seus esforços no ofício da tradução de Freud e em pesquisas sobre problemas e autores que vão desde Nietzsche e Foucault a Benjamin, Adorno, Freud e Lacan. Nessa entrevista, com a fina ironia e o bom humor que lhe são característicos, Ernani Chaves nos dá um rico testemunho sobre o momento de formação das pesquisas em filosofia da psicanálise no Brasil, do seu encontro com a psicanálise e da recepção desse campo de pesquisas em Belém do Pará, entre outras coisas.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/14557

Palavras-Chave: História da Filosofia da Psicanálise. Belém do Pará. Ernani Chaves.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.