TOTALITARISMO: conceito, elementos persistentes e o mal no Brasil

Vol. 07, N. 12 (2022) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Adriana Carvalho Novaes

Resumo:

Os temas do fascismo e do totalitarismo voltaram a ser discutidos recentemente devido à ascensão de governos extremistas em vários países. Esse texto tem por objetivo recuperar a história, as dificuldades e o potencial explicativo do conceito de totalitarismo, retomar seus elementos constitutivos como apresentados por Hannah Arendt, em sua obra Origens do totalitarismo, e destacar a persistência desses elementos na estrutura econômica, social e política, para além de posicionamentos ideológicos. O texto analisa ainda as características específicas desses elementos constitutivos no Brasil, sua ameaça nas estratégias insidiosas da política recente, que se aproveita da desigualdade e do ressentimento, simplificando a realidade, capturando reivindicações e incitando a violência.

Abstract:

Fascism and totalitarianism have recently been discussed again due to the rise of extremist governments in several countries. This text aims to recover the history, difficulties, and explanatory potential of the concept of totalitarianism, to reconsider its constitutive elements as presented by Hannah Arendt in her work Origins of totalitarianism. The text also intends to highlight the persistence of these elements in the economic, social and political structure, beyond ideological positions. The text analyzes the specific characteristics of these constitutive elements in Brazil, their threat in the insidious strategies of recent politics that take advantage of inequality and resentment, simplifying reality, capturing claims, and inciting violence.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/15302

Palavras-Chave: Totalitarismo. Mal. Hannah Arendt. Política. Brasil.

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.