?A CIÊNCIA NÃO PENSA? - a crítica heideggeriana e sua proposta

Vol. 02, N. 02 (2017) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Luís Fernando Crespo

Resumo:

A reflexão heideggeriana sobre o homem toca os diversos âmbitos que afetam seu existir. A ciência, de modo especial, estabelece um modo segundo o qual toda a existência deve ser pensada, na proposta de uma realização do homem por meio de um conhecimento verdadeiro. Heidegger mostra que o pensar científico não alcança a plenitude do conhecimento e acaba, por meio do pensar calculador, ocasionando o desenraizamento do homem de seu mundo. Este artigo versa sobre tal problemática, encerrando com a apresentação do caminho proposto pelo filósofo, a saber, o pensar meditativo, pela via do poético.

Abstract:

Heidegger's reflexion on man touches the various spheres that affect his existence. Science, in a special way, establishes a way by which all existence must be thought, in the proposal of a realization of man by a true knowledge. Heidegger shows that scientific thinking does not reach the fullness of knowledge and ends, through the calculating thinking, causing the uprooting of man from his world. This paper deals with this problematic, ending with the presentation of the path proposed by the philosopher, namely, meditative thinking, through the poetic.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/3964

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.