A CRÍTICA HEIDEGGERIANA À METAFÍSICA

Vol. 02, N. 02 (2017) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Amir Abdala

Resumo:

Em seu clássico Ser e tempo, Martin Heidegger anuncia sua proposta de ontologia fundamental como expediente filosófico necessário à investigação do sentido do ser e à superação da metafísica. Neste artigo, percorremos a conceituação heideggeriana da metafísica como esquecimento do ser, com o propósito de delinear a busca de Heidegger por um pensamento além das circunscrições fixadas pela filosofia tradicional, pela lógica e pela ciência moderna.

Abstract:

In his classic Being and time, Martin Heidegger announces his proposal of fundamental ontology as a philosophical procedure needed to the investigation of the being’s meaning and to the superation of metaphysics. In this article we go through Heidegger’s conceptualization of metaphysics as oblivion of the being, with the purpose of outlining Heidegger’s search for a thought beyond the circumscriptions established by traditional philosophy, logic and modern science.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/4022

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.