O NOVO CURSO: TROTSKI E A CRÍTICA À DEGENERAÇÃO BUROCRÁTICA DO PARTIDO
Vol. 02, N. 03 (2017) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
Autor: Carlos Prado
Resumo:
O objetivo do presente artigo é apresentar as críticas da chamada Oposição de 1923, especialmente aquelas apresentadas por Trotski em uma série de artigos publicados no Pravda, que constituem o panfleto O Novo Curso. O advento da oposição revela uma série de questões importantes que ajudam a compreender o desenvolvimento do Partido Bolchevique e da Revolução Russa. Evidencia-se que o partido não era homogêneo, havia uma disputa interna que se desenvolveu a partir de divergências diante da condução da política econômica e das transformações na estrutura interna do partido. Os documentos apresentados por Trotski e pelos 46 não são apenas um alerta contra o perigo da burocratização, mas também uma denuncia feroz que vem acompanhada pela solicitação de mudanças urgentes no regime interno. O ponto central deste debate é a crítica à degeneração burocrática do partido.
ISSN: 2527-1393
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/5482
Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS
A Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.
Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.