CRÍTICA E EMANCIPAÇÃO

Vol. 03, N. 04 (2018) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Marta Nunes da Costa

Resumo:

A teoria crítica é antes de mais uma crítica à modernidade, nomeadamente, aos seus ideais universais de razão, progresso e história concebida de forma universal e teleológica. Marx é o interlocutor sempre presente da teoria crítica, pois a crítica à modernidade começa com a crítica ao capitalismo que é temporalmente localizado, e hoje está na sua forma mais avançada. Por isso a teoria crítica se afirma como teoria histórica, por um lado, na medida em que apreende a evolução e contornos históricos das categorias centrais do capitalismo; e teoria social, que reflete sobre a organização social atual. Mas o que define, de fato, a teoria crítica? O que faz com que a teoria crítica seja, de fato, crítica, e como pensar a tarefa crítica hoje? Neste artigo queremos tentar responder a esta questão, a partir de um dialogo com Adorno e Horkheimer por um lado e Celikates e Jaeggi por outro.

Abstract:

Critical theory is first and foremost a critique of modernity, namely, a critique to its universal ideals of reason, progress and history, teleologically understood. Marx is the always present author who dialogues with dialogues with different generations of critical theorists, given that a critique of modernity starts with a critique to capitalism which is temporal and spatially located and which is today in its most advanced form. Therefore, critical theory is a historical theory, on the one hand, since it captures the evolution and historical dynamics of capitalism’s central concepts; and it is also social theory, reflecting upon the actual social state of affairs. What makes of critical theory critical? And how should we understand the critical task today? This paper tries to answer this question, putting into dialogue Horkheimer and Adorno, on the one hand, and Celikates and Jaeggi, on the other.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/6670

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.