MARX E O FETICHE DA MERCADORIA: CONTRIBUIÇÃO À CRÍTICA DA METAFÍSICA

Vol. 03, N. 05 (2018) • Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Autor: Carlos Prado

Resumo:

É justamente sobre essa difícil e espinhosa Primeira Seção, intitulada “Mercadoria e dinheiro”, d'O Capital, que o livro de Jadir Antunes se debruça. O livro Marx e o fetiche da mercadoria: contribuição à crítica da Metafísica é resultado de 20 anos de estudos e pesquisas dedicados ao pensamento econômico e filosófico. A proposta do livro de Antunes é desvendar o problema em torno da mercadoria dinheiro e, nessa empreitada, apresenta uma interpretação filosófica d ?O Capital, demonstrando que a crítica de Marx não é apenas à Economia Política, mas, fundamentalmente, uma crítica à Metafísica.

Abstract:

It is precisely on this difficult and thorny First Section, entitled "Merchandise and Money", of Capital, that Jadir Antunes' book focuses. The book Marx and the fetish of merchandise: contribution to the critique of Metaphysics is the result of 20 years of studies and research devoted to economic and philosophical thought. The proposal of Antunes' book is to unravel the problem surrounding the commodity money and, in this undertaking, presents a philosophical interpretation of Capital, demonstrating that Marx’s criticism is not only of Political Economy, but, fundamentally, a criticism of Metaphysics.

ISSN: 2527-1393

Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/reveleu/article/view/7605

Eleuthería - Revista do Curso de Filosofia da UFMS

Revista Eleuthería é um periódico científico vinculado ao Curso de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A revista tem como propósito o incentivo ao debate científico e à investigação na área de filosofia moderna e contemporânea em seus diversos aspectos e linhas de pesquisa, prestando-se como um instrumento de divulgação do conhecimento e colaborando com o processo de informação, inserção política e cultura e a manutenção de intercâmbio acadêmico.

Neste intuito, a revista abre espaço para o debate qualificado em filosofia nos seus diversos temas e questões voltados à Filosofia Moderna e Contemporânea, a fim de receber diversos artigos de pesquisadores e pesquisadoras do Brasil e de outras partes do mundo. A revista receberá em fluxo contínuo artigos inéditos em filosofia ou áreas afins e os artigos poderão ser enviados em língua portuguesa, inglesa, francesa, italiana e alemã. Além de artigos, o periódico publica resenhas, entrevistas e traduções originais.