DISCIPLINA COMO EDUCAÇÃO NEGATIVA DA RAZÃO PURA. SOBRE UMA POSSÍVEL INFLUÊNCIA DE ROUSSEAU NA FORMAÇÃO DA FILOSOFIA CRÍTICA DE KANT

v. 3 n. 02 (2015) • Estudos Kantianos [EK]

Autor: Diego Kosbiau TREVISAN

Resumo:

Contra certa leitura que interpreta o conceito de disciplina na Crítica da Razão Pura meramente à luz da recepção kantiana da tradição lógica alemã do século 18 (Reimarus, Baumgarten, Wolff e Meier), defende-se neste artigo que a concepção de disciplina como educação negativa, preventiva e preparatória para o uso positivo, autônomo e emancipado da razão remonta à recepção de Rousseau por parte de Kant nas décadas de 1760 e sobretudo 1770, momento em que a ideia de uma Crítica da Razão Pura começava a se consolidar no desenvolvimento intelectual de Kant.

Texto Completo: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/ek/article/view/5647

Estudos Kantianos [EK]

Revista do Centro de Pesquisa e Estudos Kantianos Valério Rohden