Fragmentos dissonantes: o nascimento de Richard Wagner em Bayreuth

v. 1 n. 1 Jan./Jun. 2010 • Estudos Nietzsche

Autor: Anna Hartmann Cavalcanti

Resumo:

om a publicação integral dos fragmentos póstumos de Nietzsche, iniciada por Colli e Montinari no fim dos anos 60, foi possível, pela primeira vez, acompanhar o processo de elaboração de suas obras publicadas e de reconstruir os diferentes momentos de sua interpretação dos escritos de Wagner. Os fragmentos póstumos permitem mostrar que Nietzsche desenvolve no período de elaboração do ensaio Richard Wagner em Bayreuth, correspondente aos anos 1874-1876, duas diferentes perspectivas em sua interpretação da arte wagneriana: examina a obra e a personalidade de Wagner com distanciamento, antecipando aspectos centrais da crítica que irá desenvolver no último período de sua produção filosófica, e, ao mesmo tempo, elabora uma análise produtiva, na qual já se delineia o perfil do artista como renovador da cultura que irá caracterizar a versão final do ensaio, publicada em julho de 1876. Neste artigo, pretendo examinar, a partir dos fragmentos póstumos, a história de nascimento de Richard Wagner em Bayreuth, procurando analisar a tensão de perspectivas que caracterizou a interpretação de Nietzsche da obra e da trajetória wagnerianas.

Abstract:

With the full publication of Nietzsche’s posthumous fragments, initiated by Colli and Montinari in the late 60s, for the first time it became possible to follow the preparation process of his published works and to reconstruct the different moments of his interpretation of Wagner’s writings. The posthumous fragments make it possible to show that Nietzsche developed, during the preparation of the Richard Wagner in Bayreuth essay, corresponding to 1874-1876, two different perspectives in his interpretation of Wagnerian art: it examined the work and personality of Wagner with detachment, anticipating key criticism aspects he would develop in the final period of his philosophical production, and at the same time established a productive analysis, which had already outlined the profile of the artist as a cultural renovator, and that would characterize the final essay, published in July, 1876. In this article I intend to examine, from the posthumous fragments, the story of the birth of Richard Wagner in Bayreuth, seeking to analyze the tension of perspectives that characterized Nietzsche’s interpretation of Wagner’s work and career.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=4330&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche, Wagner, Música, Interpretação,Musi

Estudos Nietzsche

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