Dostoiévski e Nietzsche: anotações em torno do “homem do ressentimento”

v. 1 n. 1 Jan./Jun. 2010 • Estudos Nietzsche

Autor: Antonio Edmilson Paschoal

Resumo:

Este artigo é parte de um estudo sobre o conceito de “ressentimento” na filosofia de Nietzsche. Seu principal objetivo é analisar o modo como o filósofo utiliza alguns aspectos da obra de Dostoiévski na caracterização do assim denominado “homem do ressentimento”. Para tanto, partindo do contato de Nietzsche com o conjunto da obra do escritor russo, mas tendo em vista em especial o livro L’esprit souterrain, pretendemos registrar o modo como o autor do Zaratustra constrói, a partir de suas fontes, um dos conceitos mais importantes para a sua crítica à moral, que desenvolve em Para a genealogia da moral.

Abstract:

This article is part of a study on the concept of “resentment” in Nietzsche’s philosophy. Thus, its major aim is to analyze how the philosopher makes use of some aspects of Dostoievski’s work in his own characterization of the so-called “man of resentment”. To do so, we first considered Nietzsche’s acquaintance with Dostoievski writings and, principally, with the work L’esprit souterrain. From Nietzsche’s sources we tried, therefore, to show how he builds one of the most important concepts of his critique on morals, developed in On the genealogy of morals.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=4338&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche,Dostoiévski,Ressentimento, Inibição

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.