O filósofo como clínico da crítica à cultura
v. 1 n. 2 Jul./Dez. 2010 • Estudos Nietzsche
Autor: Paul van Tongeren
Resumo:
Este texto se refere ao tema “Indivíduo e crítica da cultura”. Gostaria de ligar o tema à pergunta pelo percurso do desenvolvimento de Nietzsche, da seguinte maneira (e, com isso, menciono imediatamente a seguir a tese central de minha conferência): a gradual escalada da crítica da cultura de Nietzsche se realiza como autocrítica de um determinado indivíduo e, na verdade, do próprio filósofo. O filósofo se desenvolve, simultaneamente, como sujeito e objeto dessa crítica. Ou ainda, para expressar no vocabulário médico de Nietzsche: o filósofo se torna ele mesmo clínico da cultura e, nessa clínica, ele exerce o papel de “médico e doente em uma pessoa”. Gostaria de conduzir o tema mais ou menos como da maneira que já ilustramos nos trabalhos do Nietzsche-Wörterbuch, e espero poder indicar algumas reflexões produtivas com esta forma de trabalho. Esse procedimento de trabalho é caracterizado, dentre outras maneiras, pelo fato de que procuramos nos manter o mais próximo possível do texto de Nietzsche.
Abstract:
This text refers to the theme “The individual and culture criticism”. The aim is to connect this theme to the question of Nietzsche’s development path, as follows (and I mention directly the central thesis of my presentation): Nietzsche’s culture criticism is increasingly being realized as self-criticism of a particular individual and, as a matter of fact, the philosopher himself. The philosopher develops simultaneously as both the subject and the object of this criticism. Or, to put it in Nietzsche’s medical language: the philosopher becomes the doctor of his culture and, in his clinic, he is both “doctor and patient in the same person”. I wish to deal with this theme in a similar way to how it was already illustrated in the work Nietzsche-Wörterbuch – hopefully I will be able to point out some productive reflections by choosing to work this way. This method is characterized, among other elements, by the fact that it tries to remain as close to Nietzsche’s texts as possible.
Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=5023&dd99=view
Palavras-Chave: Médico da cultura,Crítico da cultura, Pergunt
Estudos Nietzsche
A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.