Erlebnis (vivência): autobiografia ou autogenealogia? Sobre a “crítica da ‘razão da minha vida’” em Nietzsche

v. 1 n. 2 Jul./Dez. 2010 • Estudos Nietzsche

Autor: Jorge Luiz Viesenteiner

Resumo:

O objetivo desse artigo é lançar luz sobre o debate em torno de autobiografia e autogenealogia em Nietzsche. Nossa hipótese é partir do conceito de Erlebnis (vivência), a fim de analisar em que medida as vivências de Nietzsche revelammuito mais uma genealogia das condições sobre as quais seus pensamentos e teorias cresceram e se desenvolveram – ou uma “crítica da ‘razão da minha vida’”, tal como ele escreve –, e menos algo como uma autobiografia. Sempretender falsear a hipótese autobiográfica em Nietzsche, trata-se do esforço em reconhecer não tanto uma narrativa pessoal do ‘sr. Nietzsche’, mas as condições genealógicas de seus pensamentos.

Abstract:

This article aims to shed light on the debate about Nietzsche’s autobiography and autogenealogy. Our hypothesis start from the concept of Erlebnis, in order to analyse to what extent Nietzsche’s Erlebnisse reveal much a genealogy of the conditions inside which his thoughts and theories grew and developed – or a “critic of ‘the reason of my life’ ”, as he writes – and unless something as an autobiography. We don’t pretend to falsify the autobiographical hypothesis by Nietzsche, but it is the effort to recognize not so much a personal narrative of ‘Mr. Nietzsche’, but the genealogical condictions of your thoughts.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=5027&dd99=view

Palavras-Chave: Autobiography, Auto genealogy, Erlebnis,Criti

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.