Filologia e classicismo alemão: Nietzsche como leitor de Paul Graf Yorck von Wartenburg

v. 1 n. 2 Jul./Dez. 2010 • Estudos Nietzsche

Autor: Lucas Crescenzi

Resumo:

Pretende-se com este artigo analisar a relação entre filologia e classicismo alemão. Duas teses são aqui introduzidas para serem, em seguida, esclarecidas e justificadas: 1) Nietzsche tenta fornecer, no Nascimento da tragédia, uma contribuição filológica acerca da teoria estética do classicismo alemão; 2) ele segue, nessa tentativa, uma tradição filológica, que lhe serve como fonte. Para tratar do assunto em questão, é analisada a herança de Paul Graf Yorck von Wartenburg e a influência que este teve para a obra de Nietzsche.

Abstract:

The aim of this article is to analyze the relation between philology and German classicism in the work of Nietzsche. Two theories are introduced here and are then clarified and justified: 1) Nietzsche attempts to provide, in The Birth of tragedy, a philological contribution concerning the aesthetic theory of the German classicism; 2) in this attempt, he follows a philological tradition, which he uses as a source. In order to approach this subject, the legacy of Paul Graf Yorck von Wartenburg and the influence he had on Nietzsche’s work is taken into account.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=5031&dd99=view

Palavras-Chave: Filologia, Classicismo alemão,Teoria Estétic

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.