Excursão ao reino dos plumitivos e escrevinhadores: uma exposição sobrea oficina de trabalho da KGW IX

v. 2 n. 1 Jan./Jun. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Marie-Luise Haase

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo comentar os resultados de trabalho da nova edição dos cadernos de Nietzsche, relativos ao período de 1885 a 1889, correspondente ao nono tomo das obras completas. Pretende-se apresentar, a partir de uma análise de casos específicos, de difícil decifração, a dinâmica do trabalho de edição, bem como explicitar, a partir de tais casos, a particularidade que constitui a escrita de Nietzsche.Trata-se, como se pode observar, de um trabalho filológico cuidadoso que reabre, ao certo, as discussões sobre as edições das obras de Nietzsche, em especial sobre aquelas que reúnem suas anotações pessoais e os fragmentos não publicados pelo filósofo.

Abstract:

Le but du présent article est de commenter les résultats du travail de lanouvelle édition des cahiers de Nietzsche, relatifs à la période de 1885 à1889, correspondant au neuvième volume des oeuvres complètes. L´intentionest de présenter, en partant d´une analyse des cas spécifiques, de difficiledéchiffrage, la dynamique du travail d´édition, ainsi qu´expliquer, à partir deces cas, la particularité qui constitue l´écriture de Nietzsche. Il s´agit,commeon peut le voir, d’un travail philologique minutieux qui rouvre, à coup sûr,les discussions sur les editons des oeuvres de Nietzsche, en particulier surceux qui rassemblent leurs notes personnelles et des fragments non publiéepar le philosophe.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=6053&dd99=view

Palavras-Chave: Escrita, Decifração, Interpretação,Edição,Écr

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.