Assim falou Zaratustra como poema didático

v. 2 n. 1 Jan./Jun. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: José Nicolao Julião

Resumo:

Este artigo tem por objetivo interpretar a obra de Nietzsche Assim falou Zaratustra (ZA), de 1883-1885, como sendo um ensaio no qual o autor experimenta diversos estilos e entre estes, o poema didático é, sem dúvida, um dos que mais se destacam. Para o proposto, consideramos de suma importância,sobretudo, duas questões, a saber que: primeiro, Nietzsche, na época do Za,apesar do seu afastamento do Romantismo, desde a fase intermediária da sua produção intelectual, ele ainda guardava influências marcantes do movimento artístico; segundo, a ideia de superação apresentada no livro ganha lugar de destaque em nossa interpretação, pois parece ser o Leitmotiv de toda a trama.

Abstract:

This article aims to interpret the Nietzsche’s work Thus Spoke Zarathustra(ZA), 1883-1885, as an essay in which the author experiments differentstyles, among which the didactic poem is undoubtedly one of the mostremarkable. For the proposed issue, we consider extremely important, twoissues in particular, namely: first, Nietzsche, at the time of ZA, despite ofbeing away from Romanticism, from the intermediate phase of his intellectualproduction, he still had marked influence on the artistic movement; second,the idea of overcoming presented in the book earned a prominent place in ourinterpretation, because it seems to be the Leitmotiv of the entire story.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=6055&dd99=view

Palavras-Chave: Overcoming,Didactic Poem,Teaching,Superação,P

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.