Crítica à modernidade e conceito de subjetividade em Nietzsche

v. 2 n. 1 Jan./Jun. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: André Luís Mota Itaparica

Resumo:

Dada a importância do conceito de subjetividade na filosofia moderna,o artigo mostra, em primeiro lugar, que três aspectos do dogmatismo, tal como este é compreendido por Nietzsche no prefácio de Além do bem e do mal, estão presentes na sua consideração sobre a subjetividade no terceiro período de sua obra, particularmente em sua análise do cogito cartesiano e da apercepção transcendental kantiana. No caso da apercepção transcendental, o artigo defende que a principal fonte da interpretação de Nietzsche foi a leitura schopenhaueriana do tema. Em segundo lugar, ele indica que Nietzsche não descarta a noção de subjetividade; apenas procura depurá-la desses pressupostos dogmáticos, enraizando-a no corpo.

Abstract:

Given the importance of subjectivity in the modern philosophy, this paperaims to show, firstly, that three aspects of dogmatism, as it is understoodby Nietzsche in the preface to Beyond good and evil, are present in hisaccount of the subjectivity in his late work, particularly in his analysis ofthe Cartesian ‘cogito’ and the Kantian transcendental apperception. Inregards to the transcendental apperception, it argues that the main sourceof Nietzsche’s interpretation was Schopenhauer’s reading on the issue.Secondarily, it points out that Nietzsche does not dismiss the notion ofsubjectivity; he only tries to prevent it from such dogmatic assumptionswhen he traces its roots back to the body.(K)

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=6056&dd99=view

Palavras-Chave: Subject,Descartes,Kant, Schopenhauer,Body,Suj

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.