Relações entre justiça e moral no pensamento de Nietzsche

v. 2 n. 1 Jan./Jun. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Gustavo Arantes Camargo

Resumo:

O texto articula diferentes perspectivas sobre o tema da justiça abordadas por Nietzsche ao longo de sua obra. No início, relaciona-se este tema com o debate sobre a moral e a refutação de sua validade metafísica. A moral, como se sabe, foi, talvez, a principal ocupação das investigações do filósofo. Esta abordagem desdobra-se em um debate sobre a liberdade ou não liberdade da vontade, ou livre-arbítrio, que serviu para legitimar filosoficamente o cumprimento de regras morais. Por fim, a apresentação da justiça a partir de uma abordagem genealógica permite a desmistificação metafísica do conceito de justiça ao apresentá-lo como fruto de um processo histórico de transformação do próprio homem.

Abstract:

The text articulates different perspectives on the theme of justice raised byNietzsche throughout his work. At first, this theme relates to the debate on themoral and the metaphysical refutation of its validity. As it is widely known,moral was perhaps the main occupation of the philosopher’s investigations.This approach is unfold in a debate about freedom or non-freedom of the will,or free will, which served to philosophically justify the fulfillment of moralrules. Finally, the presentation of justice from a genealogical approach allowsfor the demystification of the metaphysical concept of justice by presentingit as the result of a historical process of transformation of man himself.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=6057&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche,Justiça, Moral,Livre-arbítrio,Justi

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.