Nietzsche e os impasses do princípio de prazer: uma leitura a partir do primeiro período

v. 2 n. 2 Jul./Dez. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Rogério Miranda de Almeida

Resumo:

Este texto tem como objetivo precípuo fazer ressaltar os impasses do princípio de prazer no primeiro período de Nietzsche, isto é, o período que compreende os “escritos trágicos” e as Considerações extemporâneas. A ênfase deste estudo, porém, recairá sobre os “escritos trágicos”. A questão de uma moral hedonística em Nietzsche é ambígua e paradoxal, na medida em que ela atravessou diversas revalorações. Nota-se certo predomínio do binômio prazer-desprazer no período de transição, cuja referência principal é a obra Humano, demasiado humano I e II. Todavia, no terceiro e no primeiro período,que é o foco destas reflexões, a principal característica é a de um além do prazerou, mais exatamente, de um gozo que inclui tanto prazer quanto desprazer.

Abstract:

This text refers to the theme “The individual and culture criticism”. Theaim is to connect this theme to the question of Nietzsche’s development path,as follows (and I mention directly the central thesis of my presentation):Nietzsche’s culture criticism is increasingly being realized as self-criticismof a particular individual and, as a matter of fact, the philosopher himself.The philosopher develops simultaneously as both the subject and the object ofthis criticism. Or, to put it in Nietzsche’s medical language: the philosopherbecomes the doctor of his culture and, in his clinic, he is both “doctor andpatient in the same person”. I wish to deal with this theme in a similar wayto how it was already illustrated in the work Nietzsche-Wörterbuch –hopefully I will be able to point out some productive reflections by choosingto work this way. This method is characterized, among other elements, bythe fact that it tries to remain as close to Nietzsche’s texts as possible.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7559&dd99=view

Palavras-Chave: Prazer, Desprazer, Gozo, Pulsões,Moral utili

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.