Práxis como poiesis em Nietzsche

v. 2 n. 2 Jul./Dez. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: José Antônio Feitosa Apolinário

Resumo:

No presente artigo, pretendemos examinar as possibilidades de uma concepção nietzschiana de poiesis ligada à sua compreensão da arte, tomando como fio condutor o significado da criação neste filósofo, enquanto dinâmica fundamental que concerne ao acontecer em geral e à vida mesma. Por essa via, perscrutaremos em que medida a admissão de um modo de viver artístico a partir de Nietzsche só se torna viável em função de uma concepção mais abrangente de poiesis, que assume a condição de uma outra práxis. Na condução desse propósito, far-se-á necessário examinar possíveis correlações entre os domínios cosmológico, estético, artístico e ético na atmosfera filosófica em questão.

Abstract:

In this article we intend to examine the possibility of a Nietzschean conceptionof poiesis linked to their understanding of art, taking as a guide the meaning ofcreation in this philosopher, as fundamental dynamic that concern to happenin general and to life itself. In this way, we investigate to what extent theadmission of a way of life based on Nietzsche, only becomes viable due to amore comprehensive conception of poiesis, which assumes the condition ofan another praxis. In conducting this purpose, will be necessary to examinepossible correlations between the cosmological, aesthetic, artistic and ethicaldomains, in the philosophical context in question.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7560&dd99=view

Palavras-Chave: Criação,Poiesis ,Arte , Ethos,Práxis,Creation

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.