Uma reflexão sobre tolerância e subjetivação à luz de Nietzsche

v. 2 n. 2 Jul./Dez. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Olímpio José Pimenta Neto

Resumo:

Este escrito consiste na elaboração filosófica pessoal de algumas experiências difíceis. A partir de um debate acadêmico sobre matéria de interesse coletivo, fomos instados a pensar nas condições mais ou menos propícias para a criação de um ambiente no qual poderia prevalecer a prática da tolerância. Impôs-se articular o tema à questão da formação das subjetivida desfomentada no departamento de filosofia a que pertencemos.Uma circunstância estranha: apesar da escassa ocorrência nominal desses assuntos em Nietzsche, optamos por referenciar a reflexão ao seu pensamento, assumindo a tarefa como uma tentativa ou, em sentido preciso,como um ensaio.

Abstract:

This writing consists in a personal philosophical elaboration of some difficultexperiences. Departing from an academic debate on an issue of commoninterest, we were called to think about the more or less favorable conditionsto upbring an environment in wich the practice of tolerance could prevail.It was further required from us to articulate this point to the matter of wichis the pattern of development of subjectivities that works in our department.An odd feature: inspite of the few nominal references to these subjects inNietzsche, we chose to connect our reflexion to his thought, adopting ourtask as a tentative or, in precise sense, as an essay.(

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7561&dd99=view

Palavras-Chave: Tolerância, Subjetivação,Subjetividade,Nietzs

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.