O Übermensch como promessa de uma nova moral

v. 2 n. 2 Jul./Dez. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Ildenilson Meireles

Resumo:

 
Resumo

O artigo pretende mostrar que a reflexão de Nietzsche sobre o além-do-homem ganha um contorno diferente em Para a Genealogia da Moral em relação a Assim falou Zaratustra. O aprofundamento da reflexão de Nietzschena obra de 1887 tem como escopo indicar a possibilidade de uma nova moral, alimentada pela reformulação do pensamento do além-do-homem no registro da vontade de poder, cujo extrato mais significativo se situano horizonte da ideia de redenção do homem. Nossa análise se fixa mais especificamente na hipótese de que Para a Genealogia da Moral representa um momento decisivo para a elaboração do pensamento afirmativo nas obras de 1888

Abstract:

The article intends to show that Nietzsche’s reflection on the overmanearns a different outline in the Genealogy of morals in relation to Thusspoke Zarathustra. The deepening of Nietzsche’s reflection in his work of1887 purposes to indicate the possibility of a new morality nourished by thereformulation of his thought on the overman in the context of the will topower. In this case the most significant result is situated in the horizon of theidea of man’s redemption. Our analysis is specifically fixed in the hypothesisthat Genealogy of morals represents a turning point for the development ofNietzsche’s affirmative thought in the works of 1888.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7562&dd99=view

Palavras-Chave: Além-do-homem,Redenção,Overman,Redemptio,Wil

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.