Cristo e Anticristo: figuras da inversão dos valores em Nietzsche

v. 2 n. 2 Jul./Dez. 2011 • Estudos Nietzsche

Autor: Yannick Souladié

Resumo:

Em 1888, produz-se um ultimo movimento no interior da filosofia de Nietzsche. Em seguida a numerosas leituras e pesquisas, ele redefine a natureza do cristianismo, assim como seu papel na filosofia e na história. A fim de melhor poder cercar aquele que se tornou seu principal adversário, Nietzsche vai operar uma desconstrução histórica do Antigo e do Novo Testamento. Assim sendo, ele distinguirá, em O Anticristo, a personagem histórica de Jesus, que ele considera um budista idiota, da figura mítica do Cristo, ideal do cristianismo. Seu Anticristo, nova variação do tema do dionisíaco, vai se opor a esta figura crística, fonte de heresia.

Abstract:

In 1888, a last movement is produced within the philosophy of Nietzsche.Following numerous readings and research, he redefines the nature ofChristianity, as well as its role in philosophy and history. In order to betterbe able to come close to what has become his main adversary, Nietzsche willoperate a historical deconstruction of the Ancient and New Testament. Thushe distinguished in The Antichrist, the historical figure of Jesus, which heconsiders as a buddhist idiot, of the mythical figure of the Christ, the ideal ofChristianity. His Antichrist, a new variation of the theme of the Dionysian,will to oppose to this christic figure, a source of heresy.(

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7563&dd99=view

Palavras-Chave: Christianit, Moral, Dionysus,Atheism,Cristian

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.