Nietzsche e o elogio das ilusões: uma estratégia de combate à metafísica

v. 3 n. 1 Jan./Jun. 2012 • Estudos Nietzsche

Autor: Jelson R. de Oliveira

Resumo:

Pretende-se neste artigo analisar a estratégia nietzschiana de valorização teórica das ilusões como forma de combate à metafísica, pretendendo, com isso, desvendar as origens humanas das criações metafísicas. Para isso, o filósofo se utiliza do chamado “método científico”, caracterizado como uma análise histórico-fisiopsicológica, que põe em evidência a gênese doentia e fraca que se esconde por trás dessas criações. Pretende-se demonstrar que a apologia das aparências é, em Nietzsche, uma estratégia de inversão da metafísica cujo mote é a revelação do seu sentido ilusório, o que explica a valorização da superfície, da mentira e do embuste como formas de poetização da realidade que elege a vida como critério de avaliação.

Abstract:

This article aims to analyze the Nietzschean strategy of theoretical valuationof the illusions in order to combat the metaphysics, intending it to unravelthe origins of human metaphysical creations. To this goal the philosopheruses the so-called “scientific method”, characterized as a historicalphysiopsychologicalanalysis which shows the sick and weak genesis thathides behind these creations. We intend to demonstrate that the apology ofappearances is, in Nietzsche, a strategy reversal of metaphysics whose centraltheme is the revelation of his illusory sense, which explains the enhancementof the surface, of lies and mistake as a form of reality poeticization that choosesthe life as evaluation criterion.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7569&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche, Ilusão,Metafísica,Fisiopsicologia,

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.