Nietzsche ouvinte de Chopin: em busca do “grande estilo”

v. 3 n. 1 Jan./Jun. 2012 • Estudos Nietzsche

Autor: Fernando R. de Moraes Barros

Resumo:

À luz de aforismos e apontamentos em que Nietzsche pondera sobre Chopin, o presente artigo visa a investigar a noção de “grande estilo” a partir de conceitos seminais da filosofia nietzschiana de maturidade, levando em conta, outrossim, técnicas compositivas utilizadas pelo compositor polonês, bem como referências teórico-especulativas de cunho musical.

Abstract:

In light of aphorisms and notes in which Nietzsche thinks upon Chopin,the present article aims at inquiring the notion of “great style” on the basisof crucial concepts of Nietzsche’s latest philosophy, considering composingtechniques used by the Polish composer as well as some theoreticalspeculativemusical references.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7570&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche – Chopin, “Grande estilo”., Dissimu

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.