Nietzsche: fisiologia como fio condutor

v. 3 n. 1 Jan./Jun. 2012 • Estudos Nietzsche

Autor: Bárbara Lucchesi Ramacciotti

Resumo:

Este artigo tem por objetivo examinar as mutações no registro da fisiologia em alguns textos-chave da filosofia de Nietzsche. Em O Nascimento da Tragédia (1872), Nietzsche elabora a concepção estética e cosmológica da fisiologia dos impulsos apolínio e dionisíaco como via para analisar o nascimento e a morte da tragédia ática. A partir de Humano, Demasiado Humano (1878), o “método da filosofia histórica” adota a fisiologia do corpo orgânico como guia para verificar a origem dos sentimentos e valores morais. Na obra da maturidade, a fisiologia opera como fio condutor da teoria nietzschiana da interpretação, sobretudo, de sua psicologia da cultura moderna.

Abstract:

This paper aims to examine the changes in the physiology registry in somekey texts of Nietzsche’s philosophy. In The Birth of Tragedy (1872),Nietzsche elaborates a conception aesthetic and cosmological physiology ofApollonian and Dionysian elements as a tool to analyze the birth and death ofAttic tragedy. From Human, All Too Human (1878) “method of historicalphilosophy” adopts the physiology of the organic body as a guide to verifythe origin of feelings and moral values. In the work of maturity, physiologyoperates as a conductive thread of the Nietzsche’s theory of interpretation,especially of the psychology of modern culture.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=7572&dd99=view

Palavras-Chave: Fisiologia dos impulsos estéticos,Fisiologia

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.