A superação do ressentimento na filosofia de Nietzsche

v. 3 n. 2 Jul./Dez. 2012 • Estudos Nietzsche

Autor: Antonio Edmilson Paschoal

Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar algumas possibilidades que permi¬tem ao indivíduo colocar-se para além do ressentimento. Não se trata de pressupor que existiria um estado normal de saúde ou que seria possível ao homem viver sem experimentar a interiorização de sentimentos como o rancor e o ódio decorrentes de vivências desagradáveis. Antes, partindo da premissa de que não existe uma saída final e definitiva para o problema do ressentimento, uma vez que ele é um problema inerente ao processo de sociabilização do homem, esta análise considera possibilidades de um enfrentamento do problema de tal forma que o ressentimento não se torne o elemento determinante das ações do homem. Para tanto considera: a necessidade de um fortalecimento fisiológico como a primeira condição para se resistir ao ressentimento; algumas regras de etiqueta bem como uma espécie de higiene necessária para enfrentar o problema e; por fim, alguns aspectos de um tipo de homem que pode ser tomado como um caso peculiar de se colocar para além do ressentimento, o tipo Jesus, especialmente no modo como é apresentado por Nietzsche em O Anticristo.

Abstract:

This article aims to analyze some possibilities which allow an individual to put themselves beyond resentment. It is not about assuming that it might exist a normal state of health, or that it would be possible for a man to live without experiencing the interiorization of feelings such as rancor and hate due to unpleasant experiences. Before, starting with the premise that there is no definitive final escape for the problem of resentment since it is an inherent problem in the process of socialization, this analysis considers possibilities to face the problem in a way that the resentment does not become a decisive element in the actions of an individual. It is considered the necessity of a physiological strengthening as first condition to resist the resentment, some etiquette rules as well as a sort of necessary hygiene to face the problem, and finally, some aspects of a type of individual which can be considered a peculiar case of being beyond resentment, the type Jesus, especially in the way presented by Nietzsche in TheAntichrist.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=12221&dd99=view

Palavras-Chave: Ressentimento, Nietzsche,Além do homem (Über

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.