Dores do parto, dores do mundo: notas sobre a oposição de Nietzsche a Schopenhauer

v. 4 n. 2 Jul./Dez. 2013 • Estudos Nietzsche

Autor: Márcio Benchimol

Resumo:

O presente texto lida com a clássica questão da relação entre as filosofiasde Nietzsche e Schopenhauer, procurando problematizar a interpretaçãocorrente que concebe a oposição entre as mesmas como fundada nocontraste entre afirmação e negação do valor da existência. Nietzsche,com efeito, nega explicitamente a possibilidade de uma avaliação filosóficasobre o valor sobre a vida, o que evidentemente o impede de colocar-sediretamente em oposição ao veredito schopenhaueriano sobre a existência,levando-o a considerar tal juízo, não como tese a ser refutada, mascomo sintoma de um determinado estado da vida. Tais constataçõesensejam uma investigação sobre o sentido do conhecido diagnóstico nietzscheano sobre a filosofia de Schopenhauer como sintoma de umavida enfraquecida e decadente, bem como sobre o significado atribuídopelo filósofo à ideia de afirmação da vida.

Abstract:


The following text deals with the classic question concerning theopposition between the philosophies of Nietzsche and Schopenhauer,trying to discuss the current interpretation that conceives it as basedon the contrast between affirmation and negation of existence’s value.Nietzsche indeed denies explicitly the very possibility of a philosophicalappreciation of life’s value. Therefore, he could not put himself in directopposition to Schopenhauer’s verdict about existence, which could onlybe taken by him, not as a refutable thesis, but rather as a symptom of adeterminate state of life. Such constatations leads to an investigation ofthe meaning of Nietzsche’s diagnosis of Schopenhauer’s philosophy asa symptom of a weak or decadent life, as well as of the sense assignedby him to the idea of affirmation of life.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=14706&dd99=view

Palavras-Chave: Schopenhauer, Afirmação-negação da existênci

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.