A “natureza” da genealogia de Nietzsche: uma análise do naturalismo nietzscheano

v. 4 n. 2 Jul./Dez. 2013 • Estudos Nietzsche

Autor: Victor Campos Silva

Resumo:

Este artigo tem o de objetivo discutir o estatuto do naturalismo na obrade Nietzsche. Nos perguntamos pelos pesos e medidas que o naturalismoe as nascentes ciências do século XIX assumem junto do procedimentoinvestigativo de Nietzsche, particularmente, em sua genealogia. Buscamoscompreender até que ponto o reconhecido contato de Nietzsche comas ciências naturais e médicas de seu tempo influenciou e modelou suaforma de investigação, e, se deste contato, produziu-se algo passívelde replicação, como uma metodologia nietzchiana de investigação.No limite, interessa a esta pesquisa os usos que Nietzsche dá em suas investigações genealógicas aos debates científicos e filosóficos de seutempo, em especial, a apropriação de ideias e práticas que irão moldarsua forma de investigar.

Abstract:

This article has the purpose of discussing the status of naturalismin Nietzsche’s work. We wonder by the weights and measures thatnaturalism and the new nineteenth century sciences assume withNietzsche’s investigative procedure, particularly, in his genealogy. We seekto understand the extent to which Nietzsche recognized contact withthe natural and medical sciences of his time influenced and shaped hisway of research, and, if this contact had produced something capable ofreplication, as a Nietzschean research methodology. Ultimately, interestto this reaserch the uses to which Nietzsche gives in his genealogicalinvestigations to scientific and philosophical debates of his time, inparticular, the ownership of ideas and practices that will mold his wayto investigate.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=14710&dd99=view

Palavras-Chave: Ciência, Naturalismo,Nietzsche,Método, Moral,

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.