O Nietzsche de Foucault, o Foucault de Nietzsche

v. 5, n. 1, jan./jun. 2014 • Estudos Nietzsche

Autor: Thiago Fortes Ribas

Resumo:

Partindo das afirmações de Foucault de que seu o interesse por Nietzsche não está no comentário ou na interpretação fiel de sua obra, o artigo se propõe inicialmente a explicar o sentido daquilo que seria a apropriação foucaultiana de Nietzsche. Para tanto, seguimos as indicações de Foucault segundo as quais o foco de seu interesse residiria na problemática nietzschiana da verdade enquanto possuidora de uma história e como transpassada por uma vontade. Assim, a questão da transformação de si pelos jogos de verdade, noção com a qual Foucault relê retrospectivamente seus livros desde História da loucura, aparece ligada diretamente a Nietzsche. Em seguida, propomos um exercício de pensamento pelo qual a noção de Nietzsche do “filósofo do futuro”, detalhada em Além do bem e do mal como aquele que vai além da tarefa puramente crítica e cética, relaciona-se com a noção de Foucault do filósofo como alguém que está constantemente aberto para realizar “experiências” com si mesmo.

Abstract:

Taking as a departure point Foucault’s statement that his own interest for Nietzsche’s philosophy does not rely upon a mere commentary or a faithful interpretation of Nietzsche’s works, this text aims at clarifying the meaning of Foucault’s appropriation of Nietzsche. In order to do so, we firstly follow Foucault’s suggestion that the focus of his interest for Nietzsche’s philosophy resides in the German philosopher’s understanding that truth is intrinsically historical and is always trespassed by a certain kind of will. In this sense, Foucault’s retrospective interpretation of his own works as characterized by the transformation of oneself by means of submitting oneself to truth-games appears to be linked to Nietzsche’s train of thought. Right away, we propose a thought-experiment according to which Nietzsche’s notion of the ‘philosopher’s of the future’, detailed in Beyond Good and Evil as the one who goes beyond purely critical and skeptical tasks, is to be related to Foucault’s notion of the philosopher as someone who is constantly opened to perform ‘experiences’ with himself.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=15254&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche,Foucault, Filósofos do futuro, Exp

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.