Prazer, sexualidade e normalização do real

v. 5, n. 1, jan./jun. 2014 • Estudos Nietzsche

Autor: Giovana Carmo Temple 1 Malcom Guimarães Rodrigues

Resumo:

O presente artigo percorre o modo pelo qual Foucault, nos rastros do pensamento nietzschiano, problematiza o dispositivo de sexualidade a partir de uma perspectiva genealógica. O principal objetivo de nosso percurso é analisar a constituição deste dispositivo a partir da racionalização da norma médica. Em meio aos jogos de verdade, frente às relações de saber-poder ao redor da sexualidade, nossa meta é interrogar a emergência das práticas, discursos, instituições e saberes que legitimam a normalização do real. Pretendemos concluir que, no centro desta emergência, encontramos um acontecimento singular: o prazer em naturalizar a norma.

Abstract:

The following paper presents the way in which Foucault, based on the Nietzchian’s thought, problematizes the sexuality dispositive from a genealogical perspective. The main objective of our course is to analyze the constitution of this dispositive, from the rationalization of the medical norm. Among the games of truth, in light of the relationships knowledge-power around sexuality, our goal is to question the emergency of practices, discourses, institutions and knowledge that legitimize the normalization of real. We will conclude that the center of this emergency we find a singular event: the pleasure in naturalize the norm.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=15257&dd99=view

Palavras-Chave: Genealogy, Pleasure, Sexuality, Normalization

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.