Foucault, Nietzsche: teoria do conhecimento, teologia e crítica da modernidade

v. 5, n. 1, jan./jun. 2014 • Estudos Nietzsche

Autor: Ricardo Bazilio Dalla Vecchia

Resumo:

Este artigo objetiva discutir a influência de Nietzsche na renovação político metodológica da obra de Foucault na década de 1970, a partir de três textos: Aulas sobre a vontade de saber: aula sobre Nietzsche (1971), Nietzsche, a genealogia e a história (1971) e A verdade e as formas jurídicas: 1ª conferência (1973). Pretendemos demonstrar que, para além da dissociação filológica entre Ursprung e Erfindung que abaliza os três textos, o argumento da ruptura da teoria do conhecimento com a teologia tematizado em dois deles desempenha uma função de importância capital para o desenvolvimento da genealogia do poder.

Abstract:

This article aims to discuss the influence of Nietzsche in the political and methodological renovation in Foucault’s work in the 1970s, from three texts: Lessons about the will to know: class on Nietzsche (1971), Nietzsche, Genealogy, History (1971) and Truth and juridical forms: 1st conference (1973). We intend to demonstrate that, in addition to the philological dissociation between Ursprung and Erfindung that guides the three texts, the argument of the rupture of the theory of knowledge with the theology plays an important function for the development of the genealogy of power.

Texto Completo: http://www2.pucpr.br/reol/index.php/ESTUDOSNIETZSCHE?dd1=15258&dd99=view

Palavras-Chave: Nietzsche,Foucault,Genealogia, Invenção, Exp

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.