Nietzsche contra Kant: a vulgarização da filosofia transcendental

v. 6, n. 1 (2015) • Estudos Nietzsche

Autor: Ildenilson Meireles (Unimontes)

Resumo:

O artigo discute a presença de Kant nos textos de Nietzsche, em especial a partir de Aurora, destacando certo conjunto de afirmações sobre a filosofia transcendental que a concebe como filosofia insidiosa. Nossa hipótese é que, além de um debate mais profundo com temas capitais da filosofia Kantiana, Nietzsche elabora estrategicamente uma caricatura de Kant e se esforça por difamar os êxitos do seu programa moral com o intuito de desestabilizar a hegemonia alcançada pelo projeto kantiano, vinculando-a a uma motivação teológica. A insistência de Nietzsche em vulgarizar a filosofia transcendental, até seus últimos escritos, parece mostrar justamente sua tentativa de minar o domínio exercido pela interpretação moral de Kant, o que, a nosso ver, funciona como estratégia retórica importante na explicitação da moral como problema.

Abstract:

The article discusses the presence of Kant in Nietzsche's texts, especially from Daybreak, highlighting certain set of statements about transcendental philosophy that conceives it as insidious philosophy. The hypothesis is that, in addition to a deeper debate with capital subjects of Kantian philosophy, Nietzsche draws, strategically,  a caricature of Kant and strives to defame the successes of his  moral program, in order to destabilize the hegemony achieved by the Kantian project, linking it to a theological motivation. Nietzsche's insistence on vulgarize transcendental philosophy, until his last writings, seems to show, precisely, his attempt to undermine the domain exercised by the moral interpretation of Kant, wich, in our view, works as an important rhetorical strategy in explanation of moral as a problem.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/11909

Palavras-Chave: Vulgarização,Nietzsche, Moral,kant,Vulgariza

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.