Zaratustra e a linguagem bíblica: o problema da evidenciação e do encobrimento do autor na contraposição entre texto e palavra revelada

v. 6, n. 1 (2015) • Estudos Nietzsche

Autor: Francisco Leidens (UERR)

Resumo:

Este artigo busca elementos consoantes e dissonantes entre a linguagem bíblica e Assim falava Zaratustra. Para tanto, reconstrói a perspectiva semântica da Bíblia efetivada por Jean Ladrière em A articulação do sentido (1977) para, a partir disso, considerar a não tematização da retórica, por este, como ensejo a uma caracterização persuasiva da linguagem bíblica que desmistifica o estatuto da palavra revelada. Zaratustra, por fim, é caracterizado como um texto que se opõe à palavra revelada, na medida em que aquele evidencia e esta encobre a autoria.

Abstract:

 This article seeks consonant and dissonant elements between biblical language and Thus spoke Zarathustra. For this, reconstructs the semantic perspective of the Bible made by Jean Ladrière in ours book The articulation of sense (1977) for, from that, considerer the lack of thematization of rhetoric as the occasion for a persuasive characterization of the Biblical language while demystification of the status of the revealed word. Zarathustra, finally, is characterized as a text that opposes the revealed word, once that evidence and this covers the authorship.

Texto Completo: http://periodicos.ufes.br/estudosnietzsche/article/view/11894

Palavras-Chave: Zarathustra, Bible,Self-Involvement, Text,Rev

Estudos Nietzsche

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação semestral do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Sua proposta, alinhada à ideia que levou à criação do GT-Nietzsche, é incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade. Para tanto, leva a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche, constituindo-se num ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzschiana e numa fonte privilegiada para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Os textos publicados seguem o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos empregados do filósofo, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.